Missão IFL

O Nosso Espaço

 

Missão IFL

Pretendeu-se um espaço central com bons acessos destinado ao público em geral, com estacionamentos, situado no centro da cidade do Funchal. Este local deverá estar capacitado a receber cerca de 500 a 1000 pessoas mês, para a avaliação física e prescrição do exercício.

 Descrição sumária da ideia

É amplamente reconhecido que a prática de atividade física e o exercício, podem trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se extrair o máximo resultado destas práticas é necessário que seja realizada uma avaliação física prévia, para que toda a atividade posterior seja planeada de uma forma responsável. A avaliação será feita através de instrumentos que façam a leitura da cinesiologia, (ciência que estuda o movimento), tendo em conta ações lentas ou rápidas com muitas ligações inter-relacionais dos sistemas fisiológicos, será imprescindível criar condições para que um individuo faça deslocamentos naturais do seu dia-a-dia, atividade profissional ou mesmo de lazer transformando a complexidade, o volume ou intensidade do gesto-motor. A análise serve para saber a sua situação atual e que percurso deverá seguir para progredir ou potencializar o seu rendimento ou sua saúde. A ideia será criar um laboratório de avaliação avançado onde teria todas as ferramentas de avaliação para dar informações precisas com bases científicas aos nossos clientes, sejam eles sedentários ou mesmo de alto rendimento; dissipar a situação atual e decidir de uma forma consciente que caminho deve-se seguir para que o objetivo seja sempre melhorar a sua qualidade de vida.

 Vantagens comparativas identificadas

A avaliação física inicial tem como objetivo identificar o nível de aptidão física atual do cliente, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades, as avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos ou mesmo de tratamentos patológicos.

A avaliação física é o principal procedimento no treino desportivo ou ainda na prescrição de exercícios físicos, para saúde, estética ou rendimento. Através dela, o profissional de atividade física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, entre outros), neuromusculares (atrofias musculares, lesões ligamentares, défices de força, entre outros), cognitivas (défices de reação, concentração, entre outros), metabólico (obesidade, défices de massa magra, entre outros) ou apenas a necessidade de aumentar a capacidade cardiovascular, força, potência, velocidade, resistência e flexibilidade ou aperfeiçoar a postura e o equilíbrio etc… estas condições servem para desenvolver o rendimento desportivo e os níveis de saúde do individuo.

A reavaliação será outro aspeto importante no procedimento e deverá ser realizada após um período mínimo de 60 dias de uma atividade progressiva, para identificação dos resultados. Assim o profissional analisará a necessidade da mudança do programa de exercícios ou alterar a estratégia de tratamento que até ai estava a ser realizada. É imprescindível realizar a avaliação física que tem como objetivo diagnosticar, mensurar e investigar possíveis limitações do utente, assim apoiamos os clientes que nos procurem com perguntas sobre o porque de várias situações que acontecem no seu dia-a-dia e que só será possível identificar numa base cientifica de avaliação.

Caráter inovador da ideia

Esta ideia é única no panorama regional no âmbito da atividade física e saúde, já que neste preciso momento prescreve-se atividade física de uma forma empírica, os prescritores não possuem conhecimento do nível de aptidão física que se ostenta os clientes, pelo facto de não termos nenhum laboratório de avaliação física, com as ferramentas que nos propomos em trazer para a região. Com este projeto iremos oferecer vários serviços de aptidão e avaliação física a todo o público e a todas as estruturas de Saúde e Desporto sedeadas na Região desde: ginásio, clínicas de fisioterapia, associações desportivas, clubes desportivos ou Universidades, no âmbito do curso de educação física e Desporto entre outros. Este laboratório terá capacidade para receber qualquer equipa profissional de qualquer modalidade desportiva. A avaliação deterá resultados específicos para cada caso e personalizados a cada individuo, após estes resultados poderão encaminhar-se a qualquer instituição de saúde e atividade física Regional, Nacional ou Internacional e ter uma prescrição sustentada sobre estes resultados de caris científicos.

No nosso espaço já disponibilizamos um conjunto de ferramentas de prescrição do exercício onde os nossos profissionais poderão utilizá-las com os sócios que frequentam o Innovation Fitness Lab.

 Interesse no projeto, plano local, regional e sectorial

Prestar um serviço de qualidade em vários âmbitos das Ciências do Desporto: Desporto de Recreação, Desporto para Populações Especiais e Desporto de Rendimento. Implementar o negócio possibilitando a satisfação integral das exigências dos clientes, tanto em qualidade, como na capacidade de resposta a nível da avaliação física e prescrição do exercício para toda a Região. Este projecto será enquadrado com rigor através de profissionais de excelência que nos dêem garantias de evolução dos nossos clientes e dos nossos parceiros. Este espaço servirá como promotor da Ilha (fora da Madeira) na área do Desporto de Média e Alta Competição, junto das equipas e atletas individuais, Nacionais e Internacionais, para estágios de preparação das suas épocas desportivas, possibilitando a valorização das nossas infraestruturas desportivas já investidas na RAM.

Outro campo de acção será a criação de estudos científicos na área do treino e da saúde, estes servirão não só para melhorar a formação dos nossos técnicos, como também fundamentar estudos científicos que poderão ser apresentados nas maiores revistas científicas do sector e trazer à Região especialistas da avaliação física, servindo como ponto de encontro para intercâmbios científicos.

 Fatores de competência e motivação que determinam a vontade de criar

Por estarmos relacionados na área do treino e da Saúde há cerca de 18 anos, fomos analisando e estudando este fenómeno a nível regional e nacional, percebendo que na maioria das vezes não atingimos sucesso nos resultados pretendidos com os nossos clientes ou mesmo atletas de alto rendimento, devido a não conseguirmos quantificar de uma forma cientifica, onde estamos e para onde queremos seguir com o nosso trabalho, a avaliação física será a porta de segurança para todos os profissionais de atividade física na idealização da prescrição do treino e na reavaliação do mesmo, levando ao indivíduo sentir de uma forma concreta os ganhos que tem vindo a ter sobre a aplicação do trabalho desenvolvido com o próprio. Foi isto que nos impulsionou para a criação de um laboratório com esta dimensão, de maneira a poder dar a toda a comunidade de profissionais de atividade física um local onde possam recorrer com os clientes ou mesmo equipas para extrair o conhecimento sobre seus limites, aptidões, capacidades e assim planear de uma forma segura, objetiva e eficaz o desenvolvimento fisiológico, beneficiando com o sucesso pretendido de cada caso analisado.

 Caraterísticas empreendedoras e de liderança

Por sentirmos uma grande paixão pela atividade física aliada a ciência, por acreditarmos de uma forma ponderada que este projeto será útil e rentável no seio da RAM, pesquisamos e informamo-nos sobre todos os instrumentos atuais e inovadores de avaliação para criarmos um negócio com características diferenciadoras de tudo o que se apresenta a nível Regional e Nacional. Este negócio será sustentado por si só, através da prescrição e avaliação de toda a população preocupada com a saúde física e bem-estar, após vários anos de análise pelas instituições onde passamos como técnicos ou mesmo líderes das equipas de trabalho na área de atividade física e desporto de competição, facto que nos fez acreditar que poderíamos fazer mais e melhor para a nossa população, introduzindo algo que até então ninguém teve a ousadia de investir por não acreditar que o sucesso está na avaliação e reavaliação, e não somente na prescrição. Temos consciência que a nossa longa ligação com o Desporto na RAM a todos os níveis, facilita-nos a integração nas várias frentes de trabalho que estão por explorar como: Ginásios, Clínicas; Clubes; Associações, Atletas individuais, Centros de formação, Lojas desportivas, Clínicas de Estética, Hotéis, Centros Desportivos entre outras. Consideramo-nos capazes de liderar este projecto a todos os níveis desde a aptidão e experiência, gerindo e influenciando pessoas, devido a uma boa comunicação e relação interpessoal com o staff e com o público que recorrerá aos nossos serviços, aliado a esse fato será importante conhecer bem sobre o tema que estamos envolvido e conhecer todas as ferramentas que iremos trabalhar, visto que já o fizemos e nos sentimos felizes com esta atividade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: