Exercício Físico: Benefícios para a Memória e Aprendizagem

Tendo em conta que os efeitos do exercício para a saúde física são bem conhecidos, os benefícios para a saúde mental e cognitiva, começam agora a se evidenciar e com um aumento de fatos a comprová-lo. A relação entre exercício físico e cérebro (e respetivo desempenho) estão no centro das atenções das neurociências pelas suas implicações imediatas, bem como as implicações futuras na vida do indivíduo.

Na verdade, a atividade física tem vários benefícios quando se trata da saúde mental, que vão desde melhorias na aprendizagem até à prevenção de demências e atenuação dos efeitos do envelhecimento e degeneração do cérebro e respetivas células. (Pereira AC, et al., 2007)

As primeiras evidências vieram de estudos com animais, há mais de 15 anos. Várias pesquisas afirmaram que há maior produção de neurónios (células cerebrais) e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células em animais submetidos a exercícios regulares. (Pereira AC, et al., 2007)

Detetou-se ainda que o exercício aumenta a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões, a chamada neuroplasticidade. Em estudos efetuados em indivíduos, através da ressonância magnética, foi possível também observar que quem se exercita regularmente produz uma intensa atividade no hipocampo. (Erickson Kl, 2011)

Hoje sabemos que o exercício, especialmente exercício aeróbico, tem efeitos positivos sobre a função cerebral em várias frentes, que vão desde o sistema molecular ao nível comportamental. (Maddock, Casazza, Fernandez, & Maddock, 2016)

Relativamente a estes benefícios, os mesmo são importantes para os adultos, mas tem maior importância nas crianças visto ser crucial para o cérebro em fase de desenvolvimento das mesmas. Resultados apontam que aqueles que fazem exercício físico, tem comprovadamente melhores notas, melhor concentração e até mesmo uma melhor qualidade de sono. (Maddock, Casazza, Fernandez, & Maddock, 2016)

Bibliografia

Erickson Kl, e. a. (2011). Exercise training increases size of hippocampus and improves memory. USA.

Maddock, R. J., Casazza, G. A., Fernandez, D. H., & Maddock, M. I. (2016). Acute Modulation of Cortical Glutamate and GABA Content by Physical Activity. Journal of Neuroscience.

Pereira AC, et al. (2007). An in vivo correlate of exercise-induced neurogenesis in the adult dentate gyrus. USA.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: