Ciência e Tecnologia no Rendimento Humano

PT_SONIA

Hoje em dia tentar superar-nos (enquanto desportistas/atletas/praticantes de uma modalidade), tornou-se muito mais fácil e repetitivo do que seria de esperar, esta mudança constante e repetitiva deve-se, sem dúvida, aos novos materiais, pisos, equipamentos, aprimorados métodos de treino e avaliação.

Ninguém duvida que os resultados atléticos melhoraram nas últimas décadas, em parte devido à nova tecnologia que aperfeiçoa o desempenho.

Os métodos de treino estão cada vez mais especializados, permitindo assim otimizar o desempenho desportivo. Por exemplo equipamentos computadorizados corrigem em tempo real e avaliam com detalhe fatores intervenientes no desempenho – ficou curioso? Já alguma vez fez a sua avaliação no Inolab?

Ciência e tecnologia tornam-se requisitos básicos para atletas de alto rendimento ou mesmo para aqueles que ambicionam melhorar o seu rendimento desportivo. E atualmente com o crescente conhecimento (correto ou não), que a sociedade tem acerca das atividades e produtos que promovem o bem-estar (todos os dias somos bombardeados com propaganda e spots publicitários), é fundamental procurar ajuda de um profissional da área.

A tecnologia é a aplicação básica da ciência (Katz’2000); esta ligação permitiu avanços para a melhoria do rendimento desportivo, diminuir a incidência de lesão e otimizou o desempenho do desporto. Por exemplo, hoje em dia sabe-se que a melhor forma de treinar maratonistas, não é por meio de aumento do volume de Kms percorridos no treino (antes entendia-se que o atleta deveria realizar percursos maiores que a prova, nos treinos), contudo hoje acredita-se que um treino com menor intensidade e maior volume, próximo ao limiar anaeróbio, melhora a resistência aeróbia do indivíduo (Bocquet, 2000; Billat et all, 2001). Esta redução da distância percorrida no treino, permite a otimização do desempenho e a diminuição de ocorrência de lesão por esforço repetitivo (OKASAKI, 2012).

Estes avanços, estão mesmo aqui a sua mão, desde ferramentas mais simples, como a análise do seu desempenho desportivo (avaliação física), até mais sofisticada como por exemplo, Isocinético de força Biodex, são utilizadas para melhorar o desempenho no desporto, fazendo a diferença entre um atleta de pódio e um que ainda ambiciona uma pequena vitória.

CURIOSIDADE (revista nacional geographic’ julho2018)

Em 1936, Jogos Olímpicos de Berlim, o Norte-americano Jesse Owens, utilizou o primeiro par de sapatilhas ADIDAS e ganhou 4 medalhas de ouro. Mas a corrida de todos os tempos só poderia acontecer na nossa imaginação. Usain Bolt em duelo direto com J.Owens.

O primeiro detém o record mundial em 9,58; o segundo venceu os 100m em 10,3 segundos (considera-se que com melhor equipamento e condições, Owens, poderia ter-se aproximado da marca de Bolt);

Bolt na sua pista do séc. XXI: uma superfície lisa e antiderrapante preparada para a corrida dos 100m, concebida para que as suas pernas recuperem energia rapidamente enquanto corre.

Owens numa pista anterior à 2.ª Guerra Mundial, uma camada irregular de cinza, uma superfície macia que na realidade faz o oposto, rouba energia na passada. Bolt dispensa apresentações, venceu na última década 8 medalhas olímpicas de ouro, calça sapatilhas desenhadas e fabricadas especificamente para correr em superfícies tecnologicamente avançadas; durante a sua vida competitiva, usou sempre as melhores metodologias de treino baseadas na tecnologia e ciência, deslocava-se às competições no seu jato privado, tinha o seu próprio cozinheiro, nunca registou resultados no controle antidopping, o que faz dele ainda mais uma lenda e um exemplo a seguir.

Owens por seu turno, percorreu os 100m, usando umas sapatilhas de couro (as 1ºs da adidas), e teve de escavar os seus próprios blocos de partida, na cinza, com uma colher de jardinagem.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: