Rotulagem alimentar e nutricional

A rotulagem é uma ferramenta fundamental no acesso dos consumidores à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo-lhes realizar escolhas mais conscientes e informadas e efetuar uma utilização mais segura e adequada dos mesmos.

A rotulagem alimentar e nutricional é de extrema importância, na medida em que permite aos consumidores fazerem escolhas alimentares mais adequadas às suas necessidades e preferências, contribuindo igualmente para um correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.

O crescente interesse social pelas questões relacionadas com alimentação e saúde é, atualmente, um forte determinante das escolhas alimentares, acentuando o interesse na rotulagem nutricional.

A entrada em aplicação do Regulamento (UE) N.º 1169/2011 e do Decreto-Lei 26/2016, coloca novas obrigações e responsabilidades aos operadores do setor alimentar em matéria de informação sobre os géneros alimentícios.

Escolher os alimentos mais saudáveis não é uma tarefa por vezes fácil, tendo em conta que diariamente são desenvolvidos e lançados para o mercado novos produtos alimentares sendo essencial informar e educar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes em relação às suas necessidades.

Assim sendo, alerto para uma ferramenta de extrema importância, designada por “Descodificador de Rótulos”, sugerido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), onde facilmente pode consultar o cartão no momento de ir às compras e num curto espaço de tempo conseguir fazer as melhores escolhas alimentares.

Diapositivo2

 Diapositivo1

 Como Utilizar?

Compare a informação constante no rótulo do alimento ou bebida por 100g ou 100ml, respetivamente, com a informação disponibilizada no cartão (gordura, gordura saturada, açúcares e sal).

 Opte maioritariamente por alimentos e bebidas que estejam na categoria verde;

Modere os alimentos e bebidas com um ou mais nutrientes, que esteja nesta categoria;

Evite os alimentos e bebidas com um ou mais nutrientes que estejam na categoria vermelha.

 

Cuidados no momento da escolha de produtos alimentares:

Verificar a durabilidade e preferir aqueles que tenham uma data de validade mais prolongada;

Avaliar o estado das embalagens, rejeitar aquelas que se apresentarem amolgadas, opadas, rasgadas ou com sinais de ferrugem.

Nos produtos congelados, verificar se a sua embalagem não se encontra húmida ou com cristais de gelo, pois significa que a cadeia de frio não foi devidamente assegurada e os produtos podem ter sofrido descongelação;

Averiguar as condições de utilização e conservação e respeitá-las em casa;

Ler atentamente o rótulo e verificar a composição nutricional e a presença de possíveis alergénios;

Analisar a lista de ingredientes e preterir os produtos alimentares que iniciem a listagem com ingredientes como açúcar, gorduras e sal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: