A rotulagem é uma ferramenta fundamental no acesso dos consumidores à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo-lhes realizar escolhas mais conscientes e informadas e efetuar uma utilização mais segura e adequada dos mesmos.
A rotulagem alimentar e nutricional é de extrema importância, na medida em que permite aos consumidores fazerem escolhas alimentares mais adequadas às suas necessidades e preferências, contribuindo igualmente para um correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.
O crescente interesse social pelas questões relacionadas com alimentação e saúde é, atualmente, um forte determinante das escolhas alimentares, acentuando o interesse na rotulagem nutricional.
A entrada em aplicação do Regulamento (UE) N.º 1169/2011 e do Decreto-Lei 26/2016, coloca novas obrigações e responsabilidades aos operadores do setor alimentar em matéria de informação sobre os géneros alimentícios.
Escolher os alimentos mais saudáveis não é uma tarefa por vezes fácil, tendo em conta que diariamente são desenvolvidos e lançados para o mercado novos produtos alimentares sendo essencial informar e educar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes em relação às suas necessidades.
Assim sendo, alerto para uma ferramenta de extrema importância, designada por “Descodificador de Rótulos”, sugerido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), onde facilmente pode consultar o cartão no momento de ir às compras e num curto espaço de tempo conseguir fazer as melhores escolhas alimentares.
Como Utilizar?
Compare a informação constante no rótulo do alimento ou bebida por 100g ou 100ml, respetivamente, com a informação disponibilizada no cartão (gordura, gordura saturada, açúcares e sal).
⊗ Opte maioritariamente por alimentos e bebidas que estejam na categoria verde;
⊗ Modere os alimentos e bebidas com um ou mais nutrientes, que esteja nesta categoria;
⊗ Evite os alimentos e bebidas com um ou mais nutrientes que estejam na categoria vermelha.
Cuidados no momento da escolha de produtos alimentares:
Verificar a durabilidade e preferir aqueles que tenham uma data de validade mais prolongada;
Avaliar o estado das embalagens, rejeitar aquelas que se apresentarem amolgadas, opadas, rasgadas ou com sinais de ferrugem.
Nos produtos congelados, verificar se a sua embalagem não se encontra húmida ou com cristais de gelo, pois significa que a cadeia de frio não foi devidamente assegurada e os produtos podem ter sofrido descongelação;
Averiguar as condições de utilização e conservação e respeitá-las em casa;
Ler atentamente o rótulo e verificar a composição nutricional e a presença de possíveis alergénios;
Analisar a lista de ingredientes e preterir os produtos alimentares que iniciem a listagem com ingredientes como açúcar, gorduras e sal.
Deixe uma Resposta