Atividade Física na Prevenção de Doenças Cardiovasculares

A prática de atividade física é fundamental na prevenção de doenças cardíacas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto principal fator de risco de morte no mundo. É responsável por elevar o risco de doenças crónicas não-transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, cancro e diabetes. 

Benefícios da Atividade Física

Os benefícios da prática regular de atividade física são inúmeros. O corpo humano foi geneticamente programado para estar em movimento e funciona melhor quando praticamos exercícios.

Fazer exercícios regularmente previne uma série de doenças e problemas de saúde. Nesse rol, entra a prevenção das doenças do coração. Manter o corpo em movimento auxilia no controle de diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol e triglicerídeos.

Através da prática regular de atividade física, é possível notar também uma significativa melhora da condição cardiovascular. Essa melhora é capaz de diminuir os principais fatores de risco para enfarto e derrame (acidente vascular cerebral – AVC).

Quais exercícios ajudam na prevenção de doenças cardíacas?

Qualquer atividade física é positiva para o coração. Assim, é recomendada a prática de exercícios aeróbicos (caminhar, correr, pedalar, nadar), treino de resistência ou força (musculação) e exercícios de flexibilidade.

Realizar exercícios diversificados beneficia o corpo como um todo. Os exercícios aeróbicos são fundamentais para melhorar a capacidade cardiovascular. O fortalecimento e o alongamento colaboram para que o indivíduo tenha melhor condição de saúde. Eles são essenciais para o condicionamento, inclusive como preparo para os exercícios aeróbicos.

 

Atividade Física: quanto mais, melhor para o coração

Ao iniciar uma atividade física, é importante que exista um processo gradual de evolução em relação à frequência, duração e intensidade dos exercícios. Em geral, recomenda-se que os indivíduos saudáveis pratiquem atividades com intensidade moderada, por no mínimo 30 minutos, a partir de três vezes na semana.

No entanto, quanto mais vezes na semana for a prática de exercícios, melhor para a saúde e para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Artigo do professor Rúben Pereira.

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