O ginásio e os jovens

Acabemos desde já com o mito que o treino de musculação em jovens não é benéfico e atrasa o crescimento.

Em segundo lugar, treinar ou ter alguma atividade física será sempre melhor do que passar horas a fio colado à televisão e a jogar jogos de vídeo.

Como em todos os casos de treino, cada caso é um caso, e cada pessoa é igual a si mesma, por isso o treino deve ser preparado tendo em conta as características de cada indivíduo. No caso dos jovens, o treino de musculação não só é benéfico como potencia as capacidades musculares e as diversas estruturas do corpo, nomeadamente, o sistema nervoso, tecido ósseo, sistema enzimático e sistema cárdiorespiratório.

Um estudo realizado no Departamento de Medicina de Educação Física e Reabilitação, nos Estados Unidos, no ano de 2012 mostrou que, por exemplo, a prática de 1 hora ou mais de atividades físicas 3 vezes por semana melhoram a qualidade óssea em crianças, as suas condições psicológicas, a sua capacidade cognitiva, performance escolar e ainda, diminui o risco de lesões físicas. Estas afirmações são confirmadas e complementadas por Narelle Sibte, Técnico do Instituto Australiano de Desporto (o qual defende a prática por crianças menores de 16 anos), a atividade resistida com pesos para adolescentes pode acarretar benefícios como força e densidade muscular entre 13 e 30% num período de 8 a 12 semanas, pode melhorar a longevidade, melhorar os níveis hormonais e prevenir lesões musculares, tendinosas e articulares.

Podemos então ficar descansados com o treino, bem estruturado, em jovens e crianças. Os benefícios são reais e visíveis.

Um cuidado a ter será apenas em não especializar os jovens numa fase precoce, para que os resultados a longo prazo possam ser alcançados. O seu pico de bons resultados não aparecerá tão cedo mas será mais duradouro no futuro.

Assim sendo, descanse cada vez que o seu filho lhe disser que vai até ao ginásio, aconselhe-se com os profissionais do exercício que lhe farão um treino adequado. Ele será mais saudável, mais forte, mais coordenado e mais capaz de responder à instabilidade do dia à dia.

Rapazes! Elas não gostam de gordinhos fofinhos e bem dispostos, gostam de bem dispostos, educados e com um corpo bem torneado.

Raparigas! O ditado “Gordura é formosura”, já era… Um bom sorriso, discrição e umas curvas bem feitas, e eles caem de queixo.

Então e tu? Treinas ou continuas a preferir os jogos de vídeo e a televisão?

Artigo da Professora Ivete Ribeiro

 

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