INOLAB – a importância de saber como está e para onde caminha…

Avaliação. Ninguém gosta de ser avaliado. Ponto! Ninguém gosta de expor as suas limitações ou imperfeições, porém, se não sabe o seu estado actual não conseguirá definir objectivos reais para o futuro. Daí a importância de realizar uma avaliação mais aprofundada no nosso espaço.

Hoje vamos dar destaque à nossa balança seca mBCA.

A seca mBCA é um analisador médico de composição corporal que nos permite, em apenas 20 segundos, obter informações muito precisas acerca da constituição física do indivíduo. Actualmente, é considerada a líder no mercado ao nível das balanças de bioimpedância. São vários os parâmetros que são avaliados e que passamos a apresentar, de forma a conhecer as potencialidades de um aparelho que tem ao seu dispor:

FM (Massa Gorda / FFM (Massa isenta de gordura)

A avaliação da massa gorda e da massa isenta de gordura é importante para monitorizar as alterações de peso, principalmente em pessoas com excesso de peso e obesos. É vista como valiosa na gestão de peso em diabetologia, nutrição hospitalar ou medicina geral. É igualmente importante na medicina desportiva quando se trata da condicionante física e controlo de treino.

Interpretar a massa gorda é inevitável em pessoas mal nutridas, que podem ser encontrados em numerosos campos médicos, tais como a oncologia, cardiologia, nefrologia, mas também quando se trata de anorexia nervosa ou bulimia.

Massa muscular do esqueleto

3

 

Quantificar a massa muscular é essencial ao controlar as alterações de peso em indivíduos. É importante que a maioria da massa muscular existente seja preservada aquando da redução/aumento de peso em situações de gestão do peso, em programas de dieta em diabetologia, cardiologia e nutrição hospitalar em geral.

Especialmente pacientes mal nutridos com condições sarcopénicas e caquéticas – frequentemente encontrados em oncologia, cardiologia e nefrologia – requerem uma quantidade adequada de massa muscular para reduzir a morbilidade e a mortalidade. Sarcopenia e caquexia também são encontradas quando se trata de anorexia nervosa ou bulimia.

Outra área interessante de aplicação para avaliação e controlo da massa muscular é no campo da medicina desportiva, quando se trata de determinar o nível de condição física e o controlo dos treinos, fisioterapia e reabilitação.

VAT – Gordura Visceral

4

A avaliação fácil e rápida da gordura visceral é um elemento essencial para estimar o risco cardiometabólico.

BCC – Gráfico da composição do corpo

5

A combinação de massa gorda e massa isenta de gordura num gráfico é uma abordagem simples, mas valiosa para determinar a composição do corpo de um indivíduo.

Ao medir a composição do corpo ao longo do tempo, o gráfico de composição do corpo oferece a percepção sobre o que contribui para uma alteração do peso: a massa gorda ou isenta de gordura.

TBW/ECW  – Água Total do Corpo / Água Extracelular

A avaliação precisa do total de água corporal e água extracelular é fundamental para melhor avaliar o peso “seco”. A distribuição de fluidos poderá detectar edemas que são frequentemente encontrados em cardiologia ou outros campos da medicina interna como em pacientes de pneumologia ou hepatorrenais em nefrologia, que na sua maioria também exigem auxílio nutricional. A gestão de fluidos é muito importante para evitar desidratação e maximizar o desempenho individual.

A determinação da água do corpo ajuda a compreender melhor as situações de perda de peso na gestão de peso, diabetes, cardiologia ou medicina geral, onde grandes quantidades de água são perdidas ao iniciar dietas devido a, por exemplo, as resistências à insulina.

BIVA – Análise Bioelétrica do Vetor de Impedância

7

A Análise Bioelétrica do Vetor de Impedância (BIVA) fornece informações sobre a quantidade de fluidos corporais e ângulo de fase (marcador para o metabolismo celular), ao mesmo tempo.

Portanto, ela avalia o estado de hidratação, que é valioso na medicina desportiva, mas também pode identificar pacientes com sobrecarga de fluidos, que normalmente são encontrados em nefrologia ou cardiologia.

Por outro lado, ela fornece informações sobre o estado nutricional e provou ser valioso na gestão de peso, diabetologia, oncologia, mas também quando se trata de anorexia nervosa ou bulimia.

PA – Ângulo de fase

8

O ângulo de fase está correlacionado com o estado nutricional funcional e metabólico dos indivíduos. Um bom estado nutricional, bem como um metabolismo saudável, são resultado de um ângulo de fase alto.

9

São vários os campos de aplicação da nossa balança seca mBCA, contudo, não é nossa intenção o diagnóstico de doenças mas sim estar atentos a indicadores que possam provocar ou aumentar a probabilidade de vir a ter problemas de saúde no futuro, alertando para o melhor caminho a ser seguido.

Posto isto, importa perguntar: Faz ideia de como está a sua composição corporal?

Quer saber mais?

Gestão de Peso:

Nutrição Hospitalar: 

Medicina Desportiva: 

Medicina Geral: 

Artigo do professor Nélio Mendonça

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: