Exercício físico e a Osteoporose

A osteoporose é uma doença que não apresenta sintomas, caracterizada pela perda de densidade dos ossos, tornando-os mais finos e fracos, aumentando assim o risco de fraturas.

Existem alguns fatores de risco para a prevalência da doença. Entre os fatores de risco não modificáveis estão o ser mulher, ter mais de 65 anos, ser de raça caucasiana ou asiática, a história familiar, a baixa estatura ou a magreza excessiva. No entanto, existem fatores de risco que podem e devem ser alterados, como ter uma dieta pobre em cálcio, consumo excessivo de álcool, o tabagismo, sedentarismo e alguns fármacos.

Para além de uma alimentação equilibrada com um bom aporte de cálcio e vitamina D, a National Osteoporosis Foudation, recomenda a prática regular de exercício físico para a prevenção da osteoporose, pois o tecido ósseo é afetado positivamente pelo mesmo. O exercício vai ajudar a:

. manter a massa óssea e reduzir o risco de fratura;
. melhorar a força muscular e permitir uma melhor postura;
. melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de queda;
. reduzir as dores crónicas da coluna;
. prevenir ou diminuir as deformações da coluna provocadas pela osteoporose.

O American College of Sports Medicine recomenda que, como forma de prevenção, o treino seja orientado no sentido de prevenir a perda de densidade óssea, permita o fortalecimento muscular, a melhoria postural e a manutenção de níveis ótimos de estabilidade.

Deve-se dar especial atenção a atividades aeróbias, como por exemplo a caminhada, a corrida, a bicicleta, 3 a 5 vezes por semana. Deverá também dar ênfase ao treino de força/ resistência muscular (máquinas, pesos livres, cabos, peso do corpo), 2 a 3 vezes por semana, procurando combinar os dois, numa sessão com duração entre 30 a 60 minutos.

Assim sendo, nós no Innovation Fitness Lab, teremos todo o prazer em ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e a prevenir a sua perda de massa óssea, contanto com vários profissionais qualificados, aptos a aconselhar e a acompanhar os seus treinos. Faça-nos uma visita e bons treinos.

Coordenador de Sala de Musculação,

Patrício Vieira

 

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