FMS – Functional Movement Screen: avalie a qualidade do seu movimento no IFL

O Sistema de Avaliação Funcional do Movimento (Functional Movement Systems, ou FMS) foi criado em 1995, nos Estados Unidos, pelo fisioterapeuta norte-americano Gray Cook e pelo preparador físico Lee Burton.

P_20180625_101520P_20180626_093107

O sistema FMS é uma ferramenta de triagem funcional do movimento que nos permite observar o controlo motor dentro dos padrões de movimento e a competência dos movimentos básicos. Pretende-se determinar as principais deficiências do movimento, demonstrar limitações ou assimetrias do mesmo e, eventualmente, correlaciona-lo com um resultado.

O FMS é constituído por um conjunto de sete testes de movimento que exigem um equilíbrio entre mobilidade e estabilidade. Os padrões usados proporcionam um desempenho observável do movimento básico de mobilidade e estabilidade.

fms

Este sistema pode ser aplicável a qualquer indivíduo (atleta ou não). A triagem do movimento permite-nos descobrir quais os padrões de movimento problemáticos e a partir desse diagnóstico perceber como poderemos atuar para melhorar a condição física do individuo.

 

 

Mas qual a importância de saber como se move? Muita. Por vezes, a eficiência do movimento nos exercícios realizados no ginásio não é a melhor pois são usados padrões de movimento compensatórios, isto é, má postura. Se estas compensações continuam, os padrões de movimento são reforçados, levando a biomecânicas pobres e possivelmente contribuindo para uma futura dor ou lesão. Como exemplo: no agachamento é muito comum observar padrões de movimento fracos, no entanto insistem em colocar cargas elevadas. Nestes casos a carga só está a contribuir para um padrão de movimento pouco eficiente e futuramente dor ou lesão (muito provavelmente ao nível dos joelhos e costas).

 

 

O corpo humano foi criado para funcionar de forma eficiente daí a importância da qualidade do  movimento. Uma simples compensação do pé tem influência na posição do joelho, das ancas, das costas e do ombro.

“First move well, and then move often (Primeiro movimente-se bem, e depois movimente-se com frequência)” – Cook, Gray (2011)

Esta avaliação está disponível a todos os nossos sócios, num conjunto vasto de serviços prestados pelo Innovation Fitness Lab, sendo realizado por profissionais devidamente certificados.

 

 

Sandra Faria e Nélio Mendonça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: